fbpx
Avenida Luis Viana Filho, 7532, Ed. Helbor Cosmopolitan Office, Sala 608, Paralela, Salvador/Bahia, CEP 41.730-101
(71) 99178-3886
contato@legadoconsultoria.com.br

Blog

Seu futuro, nossa missão!

Implicações do Regime de Comunhão Parcial no Patrimônio Familiar

A comunhão parcial de bens é o regime mais adotado por casais no Brasil. Em regra, ele estabelece que os bens adquiridos de forma onerosa durante o casamento são compartilhados entre os cônjuges, enquanto os bens anteriores ao matrimônio permanecem como propriedade exclusiva de cada um. No entanto, muitas pessoas não sabem, mas há implicações…
Leia mais

STF decide: a separação de bens NÃO é obrigatória para união de pessoas com mais de 70 anos

No último dia 1º, o Brasil presenciou um marco significativo no cenário jurídico, com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que alterou as regras relativas à obrigatoriedade do regime de separação de bens em casamentos de pessoas com mais de 70 anos. Antes, o regime de separação de bens era obrigatoriamente imposto a casais…
Leia mais

Contribuições na Gestão de Conflitos pela Holding Familiar

A gestão de conflitos em empresas familiares é uma tarefa complexa que envolve desafios únicos decorrentes das relações pessoais entre os membros da família. Nesse particular, a adoção de uma estrutura de Holding Familiar pode ser uma ferramenta eficaz na gestão desses conflitos. Ela é um meio para implementar um planejamento sucessório estruturado com a…
Leia mais

Implicações do falecimento de um dos Sócios na Empresa Familiar

O falecimento de um dos sócios tem implicações significativas, que afetam tanto a gestão operacional, como a tomada de decisões do negócio. Caso o falecido seja administrador, é imprescindível regularizar a continuidade da representação da Sociedade, para que a operação do dia a dia não seja interrompida. Adicionalmente, é preciso verificar se o contrato social…
Leia mais

O usufruto como instrumento de Planejamento Sucessório

Instituir o usufruto sobre o patrimônio familiar é uma ferramenta jurídica importante de planejamento sucessório, que garante aos pais o controle sobre o patrimônio familiar, ao tempo em que o transfere de modo integral ou gradual aos seus herdeiros.   O usufruto, em termos simples, é o direito de usar e desfrutar de determinados bens,…
Leia mais

A importância da definição de papéis nas empresas familiares

As empresas familiares desempenham um papel significativo na economia brasileira, contribuindo para a criação de empregos, crescimento econômico e inovação. No entanto, gerenciar uma empresa familiar apresenta desafios únicos que vão além das questões comerciais convencionais. Um dos aspectos cruciais para o sucesso contínuo dessas empresas é a definição clara e eficaz de papéis dentro…
Leia mais

A incidência do Imposto de Sucessão (ITCMD) sobre bens localizados no exterior

A incidência do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD) sobre bens localizados no exterior tem sido um tema de debate no cenário jurídico e fiscal brasileiro, sendo amplamente discutido em relação à interpretação da Constituição Federal em relação ao seu art. 155, §1º, III, isso porque, pelo referido…
Leia mais

03 formas de fazer a sucessão patrimonial

A sucessão do patrimônio familiar consiste na transferência planejada e organizada dos bens da família de uma geração para a próxima. Muitos são os interesses que levam as famílias a estruturarem esse tipo de planejamento, entre eles garantir a continuidade do legado, minimizar conflitos, reduzir custos tributários, proteger os interesses dos herdeiros etc. Nesse sentido,…
Leia mais

O regime de separação total de bens e a blindagem patrimonial familiar

Ao decidir formalizar a sua união, o casal deve optar por um dos regimes de casamento disponibilizados pela legislação brasileira. Entre as opções, o regime de separação total de bens se apresenta como o mais ajustado para a blindagem familiar, ou seja, para impedir que os bens construídos pelos pais, que serão herdados pelos filhos,…
Leia mais

Reforma tributária: o que muda no imposto sobre a herança?

A reforma tributária tem sido um dos assuntos mais discutidos no país. Em verdade, o sistema tributário brasileiro é extremamente complexo e demanda urgentemente um processo de simplificação. No entanto, como todo assunto delicado, não existem saídas fáceis: a grande questão é como realizá-la sem aumento real da taxação sobre os contribuintes.   Nessa discussão,…
Leia mais