fbpx
Avenida Luis Viana Filho, 7532, Ed. Helbor Cosmopolitan Office, Sala 608, Paralela, Salvador/Bahia, CEP 41.730-101
(71) 99178-3886
contato@legadoconsultoria.com.br

Blog

Seu futuro, nossa missão!

Vantagens e Desvantagens da Holding Patrimonial Familiar

Muitas famílias optam por investir parte do seu patrimônio em imóveis. Quando acumulam um certo número de bens, naturalmente elas se perguntam se esse é ou não o momento adequado para constituir uma Holding Patrimonial Familiar. Para aqueles que não sabem, a Holding Patrimonial Familiar é uma empresa responsável pela administração dos bens da família.…
Leia mais

O que é uma Holding Familiar?

Muitas famílias buscam informações sobre a Holding Familiar, mas têm dúvidas a ser respeito. A Holding Familiar é uma empresa constituída como meio para a organização do patrimônio familiar. Em resumo: todos os bens que estão em nome das pessoas físicas são transferidos para a pessoa jurídica, que passa a ser titular (proprietária) desses bens.…
Leia mais

Como blindar as empresas familiares?

A verdade é que os sócios nem sempre pautam as suas ações no melhor interesse da empresa familiar.   Muitas vezes, diante de um conflito na família, os sócios são tomados pela emoção, agindo sem ponderar os reflexos das suas ações para o negócio.   Por um lado, a família sempre será uma fonte de…
Leia mais

Como prevenir conflitos em empresas familiares?

Não é fácil misturar negócios e família em apenas uma cesta. Ter irmãos e primos como sócios leva questões não empresariais para dentro do negócio. Na maioria das vezes, os conflitos se estabelecem por questões essencialmente emocionais, ligadas ao histórico da família e não à empresa. Mas como prevenir tais conflitos? Uma das ações que…
Leia mais

4 vantagens da Holding Imobiliária

A holding Imobiliária, também denominada empresa patrimonial é uma pessoa jurídica responsável pela administração dos bens imóveis da família. Ela funciona da seguinte maneira: a família constitui uma empresa para onde transfere a propriedade dos imóveis, recebendo quotas sociais em contrapartida. A holding imobiliária separa o ativo operacional e o não operacional das famílias empresárias,…
Leia mais

9 vantagens da Holding Familiar

As holdings familiares são sociedades utilizadas na estruturação dos grupos empresariais familiares. Essas sociedades são constituídas para serem sócias em outras empresas operacionais. Assim os sócios fundadores saem do quadro societário das empresas operacionais, sendo substituídos pelas holdings. As holdings familiares podem ser utilizadas com diferentes objetivos. Listamos a seguir 9 (nove) benefícios que essas…
Leia mais

O regime de separação de bens e os seus reflexos na Empresa Familiar

Em regra, o planejamento patrimonial familiar começa com a escolha do regime de bens do casamento. Exatamente por isso, muitas famílias empresárias encorajam os seus membros a adotar o regime de separação de bens, na expectativa que eventual divórcio ou sucessão venha a afetar minimamente o patrimônio familiar já constituído. No entanto, os nossos tribunais…
Leia mais

Planejar sucessão blinda empresas de perdas e conflitos

Planejar sucessão blinda empresas de perdas e conflitos Uma pesquisa do Sebrae mostrou que apesar das empresas familiares representarem 80% das companhias brasileiras, 70% não sobrevivem à troca da 1ª  para a 2ª geração. A ausência de um planejamento sucessório aliado ao desconhecimento do tema e o tabu sobre as heranças resulta em entraves jurídicos…
Leia mais

Existe um risco de confisco da poupança hoje?

Desde que a pandemia do COVID se iniciou no Brasil, todos os setores da economia foram impactados pelo encerramento de suas operações regulares, trazendo, sobretudo para as famílias, o receio quanto à crise econômica que se instalará e, principalmente, a apreensão quanto à possibilidade de confisco dos recursos depositados em suas poupanças e demais aplicações…
Leia mais

A Tributação no Brasil sobre o Patrimônio Familiar Mantido no exterior

Em nosso último artigo, tentamos esclarecer como se dá a sucessão familiar de bens situados no exterior. Nesse particular, esclarecemos que há 02 (dois) grandes pontos de insegurança jurídica: (01) o primeiro, no tocante à inclusão ou não desses bens no inventário tramitado no Brasil; (02) o segundo, referente à incidência do Imposto de Doação…
Leia mais