Por que é importante fazer o planejamento sucessório em empresas familiares

Fazer um planejamento sucessório é importante porque permite que o empresário possa executar a transferência dos seus bens e negócios para seus sucessores de maneira estruturada e mais eficiente, minimizando conflitos familiares e garantindo a continuidade dos negócios.
A falta de um planejamento sucessório pode resultar em custos e impostos mais altos para a transferência dos ativos, trazendo sérios problemas de liquidez para os herdeiros frente aos altos gastos de uma sucessão familiar. Ao pensar a sucessão com antecedência, é possível alcançar uma economia real sobre os impostos e custos incidentes, bem como nos impostos sobre a gestão do patrimônio.
Além disso, o planejamento sucessório garante um cenário de maior certeza sobre o futuro da empresa. A falta de um sucessor preparado para assumir a gestão dos negócios, bem como conflitos familiares que advêm desse momento, podem levar a empresa à falência. Não sem razão, o índice de mortalidade de empresas familiares é altíssimo.
O planejamento sucessório permite que os pais tenham mais controle sobre a transferência dos seus bens e negócios, garantindo que seus desejos sejam respeitados mesmo após a sua morte, diminuindo o espaço que os herdeiros – ou mesmo um juiz de direito – teriam para decidir a repartição do patrimônio familiar.
Comentários